relatório anual
Conjunto de informações que os administradores das companhias fornecem a acionistas, analistas de investimentos, credores e comunidade em geral.
enfin: O relatório anual abrange, em tese, os seguintes documentos da administração:
- relatório da administração
- demonstrações financeiras, com notas explicativas
- parecer do Conselho Fiscal
- parecer do auditor independente
É instrumento com forte poder de comunicação, por ser mais descritivo e menos técnico do que os demais documentos.
No relatório anual se pode prestar contas dos atos praticados e apresentar perspectivas sobre desempenhos futuros das companhias.
Um relatório anual deve apresentar os seguintes tópicos:
- introdução e tema: descrição das atividades, demonstração resumida dos itens mais relevantes, informações sobre a administração, análise da posição acionária da companhia
- análise corporativa: estratégias, eventos externos incomuns, negócios significativos com ativos, recursos humanos, responsabilidade social, pesquisa e desenvolvimento, programa de investimentos, cenários para o futuro
- análise setorial: segmentação das atividades da companhia
- análise financeira: resultados operacionais, situação de liquidez e fontes de capital, avaliação de ativos e impacto inflacionário, efeitos da variação cambial no desempenho