analista de investimentos
Profissional que realiza análises relacionadas às atividades que envolvem a captação e aplicação de recursos no mercado financeiro, visando a maximização de rentabilidade, bem como assegurando liquidez e segurança nas operações.
Normalmente é um funcionário de banco, sociedade correetora, administradora de investimentos ou fundo mútuo, que estuda as companhias com títulos negociados e produz recomendações de compra e venda desses títulos.
Quase sempre, especializa-se em determinado setor ou em determinada companhia.
O analista utiliza-se de uma grande variedade de técnicas para pesquisar e fazer recomendações de investimentos que orientam o processo de decisão dos investidores.
Pode ser analista fundamentalista ou analista técnico.
O analista fundamentalista tem, em sua área de atuação, as atividades como:
- análise de renda fixa e variável, portfólios e riscos financeiros,fusão e aquisição, aquisições e fusões de empresas;
- aspectos quantitativos, qualitativos das empresas de capital aberto, listadas na bolsa e na busca de oportunidades consistentes de investimento;
- projeções de fluxo de caixa e indicadores.
O analista técnico concentra sua atividade na avaliação das tendências de mercado a partir do comportamento dos preços, avaliando a previsão da direção dos preços através do estudo de dados de mercado do passado, principalmente preço e volume.
Para ele, os preços já refletem todas as tendências.
Através de gráficos, os analistas técnicos procuram identificar padrões de preços e tendências de mercado nos mercados financeiros e tentam explorar esses padrões.