Logomarca

Enciclopédia de Finanças

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

valor

Qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa. 

enfinPreço e valor são conceitos distintos. Enquanto preço diz respeito a quantia em dinheiro que um cliente paga por um produto ou servido, o valor diz respeito ao que o cliente leva com essa compra.

Enquanto o preço está ligado a questão de oferta e procura e tende a variar devido a isso, o valor está ligado as expectativas e necessidades das pessoas que irão adquirir alguma coisa. Ou seja, o valor não diz respeito ao produto ou serviço, mas ao que ele gerará na vida ou cotidiano da pessoa (ou empresa) que o adquirir.

É por conta do valor, por exemplo, que algumas pessoas acham um produto caro e outras não.

Nesse sentido, o termo costuma ser empregado, por exemplo, em marketing a fim de definir o quanto um conteúdo possui valor para os leitores, seguidores, clientes, etc. Por isso é comum o uso de frases como “geração de valor”, por exemplo: “precisamos gerar valor para os clientes com o nosso conteúdo em vídeo”.

Por outro lado, valor também é um termo empregado quando queremos nos referir ao quanto algo tem valor para nós mesmos ou para outras pessoas. Um exemplo disso seria: “guardo aquele presente com muito carinho, pois tem um valor inestimável para mim, ele fora me dado por minha avó”.